Você sabe a importância de um site responsivo? Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou de um celular? Essa não é uma pergunta aleatória, porque a forma como estamos navegando na internet está cada vez mais diversificada. Por isso a importância de ter um site responsivo.
Experimente olhar em volta quando estiver no restaurante, no trabalho ou em um café. Quantas pessoas estão acessando a internet e com que tipo de dispositivos elas estão conectadas? Pois é, o crescimento dos dispositivos móveis tem exigido uma mudança de postura por parte das empresas.
Você não pode garantir que o seu cliente esteja na frente de um computador no momento em que ele acessar o seu site, por isso, investir em um site responsivo é a solução!

Mas o que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de resolução, ou seja, um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo. 
O site responsivo consegue determinar quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada, também ajusta as dimensões das imagens e dos demais elementos da página.
Em termos bem práticos, é aquele site que se ajusta perfeitamente a qualquer aparelho com uma resolução harmônica.

Agora que você já entendeu o que é um site responsivo, chegou a hora da gente te mostrar os benefícios de um site responsivo.

1) Melhorar a experiência do cliente

Experiência do usuário é tudo. E traz resultados concretos.

Segundo o Google Think Insights, se um usuário acessar sua página via dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site.

Em contrapartida, se ele ficar satisfeito com o seu site, e tiver uma experiência positiva, as chances de comprar/contratar seu produto ou serviço são de 67%.

Pegue você mesmo como exemplo. Sempre que você abre um site pelo celular e percebe que ele está desalinhado, você fica satisfeito? Acho que não! Da mesma forma seus clientes não ficariam satisfeitos.

2) Mais acesso para seu site

O site responsivo está diretamente ligado ao acesso por dispositivos móveis, 39% dos brasileiros navegam na internet por este meio. Em outras palavras a importância de um site responsivo é essencial estar atualizado.   

Ele é tão importante que até o Google resolveu ajudar. O Google favorece websites responsivos e dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico deles. Isso porque ao priorizar os sites responsivos, o Google garante que o usuário tenha a melhor experiência possível na sua navegação. Lembrando que com mais visibilidade na internet mais clientes você conquista e mais você vende! Então se você quer um bom posicionamento, como resultado ter um site responsivo é essencial! 

3) Rapidez do site

Sites que não são responsivos tendem a ser mais lentos. Isso pode acontecer caso o site da sua empresa tenha uma versão só para desktop e esteja sendo acessado pelo celular. O ideal é que um site leve até 2 segundos para a página abrir totalmente em um smartphone. Lembre-se que, quanto mais lento o site, maior a probabilidade de o usuário desistir.

4) Credibilidade da empresa

Imagine que o seu cliente esteja acostumado a usar o seu site no computador, mas um dia precisa buscar alguma informação sobre um produto pelo celular.

Ao abrir o endereço no celular, ele vê um site completamente desconfigurado. A credibilidade da empresa vai por água abaixo. Ao acessar um site responsivo, a interatividade dada por um dispositivo móvel permanecerá a mesma, portanto, gerando confiança no usuário, de onde quer que esteja conectado.

5) Maior interação nas mídias sociais

O Brasil possui 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis, número que equivale a 38% da população total. Esse número não significa usuários únicos, uma vez que uma pessoa pode ter várias contas em diferentes redes sociais.

Com o acesso às redes sociais via dispositivos móveis cada dia mais frequente, ter um site ser responsivo da mesma forma aumenta as chances de sua página ser compartilhada. 

Certamente amplia o alcance da sua empresa, ultrapassa as barreiras geográficas e tecnológicas, colocando sua empresa frente a frente com seus clientes.

Em conclusão mostramos vários benefícios de ter um site responsivo. Com certeza é um grande diferencial para se destacar na internet.

sua empresa já usa um site responsivo? Tem interesse em otimizar essa área do seu negócio? Então, entre em contato com a gente.

Author

Pedro Rizzo

Um cara multimídia! Empreendedor e apaixonado por tecnologia, café e as novas tendências da "cultura geek".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *