Negócios Online

Os primeiros passos para seu negócio online

Desenvolver um negócio online e lucrativo ao mesmo tempo não é um feito tão fácil de se alcançar, principalmente para quem espera resultados imediatos, com leve esforço e baixo investimento. Mas não é algo impossível. Este é o primeiro de uma série de artigos que a equipe Nacional Host preparou para te dar uma força com dicas e sugestões que vão te impulsionar, com significativa vantagem, neste começo de carreira online.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nilsen, divulgada em agosto de 2019, o setor obteve um crescimento de 12%, o que representa um faturamento de mais R$26 bilhões. O volume de pedidos registrados no primeiro semestre de 2019, ante o mesmo período em 2018 também apresentou franco crescimento.

Foram 20% contra 8%. É um ramo altamente lucrativo para quem possui um negócio com uma marca solidificada, mas também pode ser a sua nova forma de ganhar dinheiro, mesmo que você não possua  um grande estoque de mercadorias e uma estrutura logística para entregar os seus produtos.

Claro que, logisticamente falando, tudo vai depender do ramo qual você pretende atuar. Mas você pode estar se perguntando:

Como eu poderia ter uma participação significativa neste bolo financeiro do e-commerce sem ter no mínimo um capital milionário para investir no meu próprio negócio?

É exatamente por isso que você precisa entender que nem todas as histórias de sucesso nos negócios online estão diretamente associadas com investimentos vultosos.

Por isso, vale destacar que quase todos os recursos de suas tecnologias estão disponíveis para todos nós mortais que gostam de aprender pesquisando na internet.

Neste ecossistema existe uma infinidade de oportunidades à serem exploradas com o mínimo de investimento e elas estão acessíveis a todos nós. Os resultados dependerão de outros fatores tais como a sua criatividade, vontade, preparo intelectual e técnico, planejamento e estrutura para atender um nicho ou uma demanda.

O que vai contar, e muito nestes primeiros passos da sua empresa online, é a eficiência na aplicação de algumas dicas que a equipe do NacionalHost separou para você.

Negócios Online: Dicas

Se você chegou até aqui é porque tem interesse neste assunto. Por isso aproveite ao máximo cada conceito e sugestão que abordamos aqui.

Na web muito se fala sobre estes assuntos. Mas pouca gente está disposta a compartilhar o conhecimento que faz a diferença na prática. 

Nós nomeamos este tópico com o termo “dicas” por crermos que este post não tem a menor pretensão de esgotar o assunto. Ou seja,  simplesmente nos propomos a te ajudar nos primeiros passos do seu negócio online. Existem técnicas de planejamento que podem fazer toda a diferença na hora de tirar uma ideia do papel e colocá-la no ar (online).

Por isso separe em um papel ou aplicativo de celular, todos os possíveis negócios, sem perder foco com aquilo que, para você, possa ser executável ou não, não se preocupe. Anote tudo e continue lendo.

Hoje em dia não importa se, um site de roupas usadas, uma loja de autopeças, um e-commerce em geral, se o seu objetivo é aumentar o número de zeros à direita na sua conta bancária, alguns passos iniciais devem ser levados a sério..

Negócios Online: Informações Complementares

De acordo com estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor, referente ao ano de 2014, o índice de empreendedores no Brasil alcançou a marca dos 34,5%. Isso significa que 1 em cada 3 brasileiros desenvolveu algum tipo de negócio próprio naquele período. O estudo ainda considerou a idade dos empresários: entre 18 e 64 anos. Enquanto isso, de acordo com dados do IBGE, entre 2013 e 2014 60% das empresas com menos de 5 anos de existência vieram à falência e fecharam.

Mas não vamos nos prender a estes aspectos e sim entender que é possível sim empreender com muito planejamento e preparo. A bem da verdade, vale ressaltar que ter coragem para enfrentar estes riscos também faz parte de uma mente empreendedora. Mesmo porque quase tudo nesta vida envolve riscos, erros e acertos. Sem experimentá-los é quase impossível ter a certeza do sucesso ou não.

Contudo, a estética da plataforma (site ou app), a aparência da marca, a tonalidade das cores, a clareza das ideias que expressarão a importância do seu produto/serviço para um possível comprador/assinante precisam ser claras, oportunas, em alguns casos sugestivas e objetivas. Muitos destes pontos podem ser abstratos, à primeira vista, mas acredite eles são extremamente importantes e perceptíveis ao olho atento do consumidor na web.

Em um ambiente digital, onde não há contato pessoal entre o vendedor e o internauta, nem sempre será apenas o preço ou a qualidade do seu produto/serviço e sim a forma pela qual você se vale para apresentá-lo.

Elas falam muito a respeito de quem você ou sua empresa de fato é na internet. Ela precisa dispor de formas e cores que demonstrem ao que o seu negócio ou produto se propõe vender. No quesito estética, se você dispõe de recursos para contratar um bom designer, ótimo, é possível encontrá-los aos milhares aqui mesmo na web, nos mais diversificados perfis profissionais e especializações.

Mas se você procura por melhor preço e qualidade pode contratar os serviços da Nacional Host para desenvolver a sua própria marca.

Então vamos enumerar sete dicas imprescindíveis para você iniciar seu negócio online.

1) Planeje o desenvolvimento da sua marca.com.br / marca.com e o design da sua logo

Em primeiro lugar, planeje sua marca, como relatamos acima, é de suma importância clareza, na mensagem. Aqui também temos as ferramentas e serviços essenciais que vão te ajudar nos primeiros passos da carreira como empreendedor digital. Temos a certeza que você vai gostar muito do nosso portfólio. Clique aqui e confira. Após este breve merchandising, vamos nos prender ao conteúdo central deste post.

Com relação ao domínio do seu site, tenha cuidado quanto à empresa de hospedagem que vai contratar. Pesquise preço, mas também pesquise sobre os pacotes de serviços oferecidos por estas empresas que atuam no Brasil ou no exterior. E antes de contratar tenha convicção de que o suporte desta empresa garante toda a estrutura e atenção que o seu negócio vai demandar.

A extensão que você vai usar, tais como:(.com/ .org / .net/ etc) também deve ser levada em conta. Por se tratar de um site de vendas online, opte preferencialmente por domínios .com ou .com.br – Por exemplo: suaempresa.com /suaempresa.com

Portanto reflita: Seu site precisa ser lembrado com facilidade, portanto opte por um nome que seja fácil de memorizar e fácil de associar com o seu serviço/produto à venda. Mesmo porque, não são todos os usuários que possuem o hábito de salvar URL’s na barra de favoritos do navegador.

2) Escolha um nicho de mercado específico

Um segmento que você domine tecnicamente. Faça opção por ramos que você tenha uma afinidade pessoal. É muito mais fácil convencer alguém sobre a importância, os diferenciais e a qualidade do seu produto quando você o conhece bem ou tem convicção plena quanto à sua eficiência por já ter experimentado. Fator que explicamos a seguir.

3) Matéria prima

Se possível compre o produto antes de dar início à qualquer tipo de promoção do mesmo na internet. Assim, você terá certeza se ele realmente funciona ou não. Se você pretende atuar como afiliado ou revendedor, alguns fornecedores, por cortesia, enviam amostras grátis antes de você fechar a primeira compra.

4) Pesquise sobre a demanda pelo produto na internet

Tenha certeza de que se trata de um material que realmente seja útil para um amplo e diversificado público na internet. Ou seja, seu produto ou serviço tem que ter uma boa aceitação dos seus clientes/público.

5) Rentabilidade x Mercado

Se o ramo/produto qual você pretende atuar e vender tiver baixa lucratividade não vai adiantar todo o seu esforço. Portanto avalie os possíveis fornecedores e levante o máximo de orçamentos e preços possíveis. “Vá direto à fonte”. Procure, se possível, contactar o próprio fabricante para saber se há viabilidade de compra direta ou apenas com o distribuidor. Se o preço de revenda, somado ao custo do frete for maior do que o do seu concorrente, raramente o seu produto poderá alavancar nas vendas.

Em uma analogia bem simples, avalie a grama do vizinho. Ela sempre pode parecer mais verdejante e bela, mas é preciso analisar as condições quais a tornam mais verde. Será que é o tipo de irrigação, será que é algum aditivo que ele coloca na composição da água? Seria o tipo de adubo ou solo que ele utiliza para plantar a grama?

Todos estes fatores devem ser considerados quando você pretende entrar em algum ramo que já tenha mercado consolidado para disputar por demandas de nicho. Portando, o que queremos dizer é que na internet não é diferente do comércio físico.

É preciso sim avaliar porque um determinado lojista consegue vender o mesmo produto pelo valor X enquanto outro vende o mesmo produto por Y e ainda consegue mandar um brinde na primeira compra, com desconto de até 50% no valor do frete. Não é pra ser considerado? 

São estes e outros fatores que uma infinidade de empreendedores não leva em consideração antes de entrar no ramo pretendido e por isso o negócio não passa dos 5 anos de existência mesmo.

6) Utilize ferramentas de divulgação

E-mail Marketing e redes sociais podem ser um excelente começo para a sua plataforma. Crie campanhas e promoções agressivas, mas sem abusar do bom senso. Se você não tiver familiaridade com estas ferramentas entre em contato conosco pelo e-mail: contato@nacionalhost.com.br. Este assunto será abordado de forma mais aprofundada na nossa série de artigos sobre e-commerce.

7) Buscar ajuda de alguém que já empreendeu

E por último e não menos importante: Considere buscar ajuda de alguém que já empreendeu. Além disso, estas pessoas possuem uma bagagem de conhecimento importantíssimo que poderá te auxiliar nas pesquisas de fundamentação e maturação do seu negócio. Lembra do velho: 

faça o que eu digo e não faça o que eu faço?

Esta é a peça chave da sua máquina de eliminação de erros crassos do seu negócio. Vale destacar que o Sebrae, também dispõe de ótimas ferramentas, inclusive gratuitas e online, para te auxiliar neste quesito. Informações referentes aos assuntos a seguir podem ser obtidas facilente por meio de um cadastro na plataforma do órgão.

– Gestão de estoque

– Finanças

– Produção/Processos

– Marketing/Vendas

– Gestão de pessoas

– Planejamento empresarial

– Formação do preço de venda

Acima de tudo, procure alguma sede de atendimento mais próxima, aí na sua cidade e saiba mais sobre o agendamento de cursos ou acesse esta página cadastral: Clique aqui. Ainda é possível obter apoio pelos telefones 0800 643 0401 / 0800 570 0800.

Se tiver qualquer dificuldade, entre contato conosco pelo e-mail. contato@nacionalhost.com.br ou nosso perfil no Instagram. Será um prazer fazer parte deste desafio junto com você na realização deste sonho.

Author

Pedro Rizzo

Um cara multimídia! Empreendedor e apaixonado por tecnologia, café e as novas tendências da "cultura geek".

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