Criação de Site

Guia rápido para ter um site profissional

Apesar do crescimento das redes sociais e de outras ferramentas digitais, o site continua sendo um recurso importantíssimo para as empresas. Ele funciona como um cartão de visita virtual e é a porta de entrada para os clientes que o localizam por meio dos buscadores.

O site profissional pode ser uma das primeiras impressões que a empresa passa a um cliente, ou potencial, é preciso que ele passe, então, uma ótima imagem, não é mesmo? Portanto, ter um site amador, às vezes, é pior até mesmo do que não ter presença na web.

Veja algumas dicas para ter um site profissional.

1) Domínio

Domínio nada mais é que o endereço na internet da sua empresa, ele por si só já é capaz de diferenciar se seu site é profissional ou amador. Por isso escolher um bom domínio para o seu negócio online é uma das tarefas mais importantes a se fazer. Pois ele será a principal porta de entrada para os clientes encontrarem sua página na internet.

os primeiros passos para seu negócios online

2) Navegabiliadade

Na hora de construir seu site, foque na navegabilidade, ou seja, pense em como pode facilitar a vida do usuário que for visitar o seu site. Construir a estrutura do site e do menu de forma a fazer com que a navegação seja coerente e simples de entender é o segredo para um site agradável a quem o visita.

3) Design e conteúdo

O mundo à nossa volta tornou-se bastante confuso e a web não é exceção. Anúncios, banners, ícones, distintivos, letreiros, pop-ups, botões, e assim por diante – às vezes tudo isso fica um pouco pesado. Então, por que não dar aos seus visitantes uma pausa de todo esse barulho e desordem? Pode fazer maravilhas pela experiência do visitante do seu site. Tente manter tudo simples ou até mesmo minimalista, com apenas o seu conteúdo mais importante em destaque. Às vezes, menos é realmente mais.

Design é função, não a forma
– Steve Jobs

Escrever não é simples, mas há formas de facilitar esse trabalho. Você não precisa produzir o texto final, pode apenas listar tópicos do que deseja desenvolver, mas mesmo que você contrate um profissional para escrever os textos finais de seu site, é importante que ele siga essas diretrizes. Alguns métodos informam como escolher o assunto, outros da postura e outros ainda de onde buscar ideias, mas todos concorrem para um bom resultado final.

4) Site Responsivo

Seu site está adaptado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos? Você possui visitantes que se conectam a você tanto pelo desktop como pelo celular ou tablet?

Um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, consegue determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de forma plena. Também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Em termos bem práticos, é aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Saiba mais sobre a importância de ter um site responsivo.

5) Otimização SEO do seu site para os mecanismos de buscas.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

O que seria está otimização? SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias e técnicas com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Os primeiros passos para ter um site profissional

Author

Pedro Rizzo

Um cara multimídia! Empreendedor e apaixonado por tecnologia, café e as novas tendências da "cultura geek".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *